Receba nossa newsletter
14/11/2018

Por que as empresas investem em tecnologia?

Existem diversos motivos para as empresas investirem em tecnologia. Tornar as operações mais eficientes, aumentar a inovação, otimizar a tomada de decisões são algumas delas. Mas, de acordo com o estudo realizado em parceria entre a Wittel e a Frost & Sullivan, o grande impulsionador da adoção de tecnologia é a produtividade.

Melhorar a produtividade é a principal razão apontada por 15,3% das empresas entrevistadas, seguido de reduzir os custos operacionais (12%) e melhorar a presença digital. Expandir novos mercados e melhorar a experiência dos clientes aparecem em seguida nas prioridades. Neste cenário, diversas oportunidades surgem para os fornecedores de soluções tecnológicas. Mas ao mesmo tempo, também aumentam os desafios.

As maiores tendências em soluções tecnológicas

Dentre as ferramentas e processos mais utilizados para conquistar o objetivo de aumentar a produtividade estão serviços de automação, análise de dados e internet das coisas. Mas o grande destaque da transformação digital se concentra nos modelos de negócios em nuvem, que estão revolucionando o mercado tecnológico. Além de tornar o armazenamento de dados mais seguro, a nuvem faz a análise de dados ser mais rápida e precisa.

Outra grande mudança gerada pelos serviços em nuvem está na capacidade de transformar produtos em modelos de negócio de subscrição. Em vez de comprar equipamentos, licenças, hardwares ou softwares, pessoas e empresas são atraídas por assinaturas. Para as prestadoras de serviços é uma ótima oportunidade de inovar e conquistar receitas recorrentes. Por outro lado, é preciso compreender a fundo as necessidades dos clientes.

Por que apenas adotar as tecnologias não é suficiente

Com a demanda em alta, cresce também a oferta de tecnologias prometendo resolver todos os problemas de produtividade e custos das empresas. No entanto, para obter benefícios desde a eficiência das operações até a melhora na experiência do cliente, não basta apenas ter as aplicações. É preciso garantir que as empresas vão, de fato, obter todos os resultados que ela pode ganhar com as ferramentas.

Sem o acompanhamento ideal, desde a adoção das aplicações, a tecnologia nem sempre vai gerar o resultado esperado. Nem toda empresa precisa de todas as aplicações. Sem uma consultoria para orientar quais são as melhores soluções para cada caso, as empresas vão desperdiçar recursos, tempo e colher frustração.

Este é o grande desafio das prestadoras de soluções em tecnologia. Compreender o mercado, o cliente, suas necessidades e oferecer o melhor conjunto de aplicações. Além disso, se adaptar às mudanças da transformação digital requer a capacidade de transformar dados em inteligência para o negócio. Isso vale para todos os segmentos de atuação.

Em suma, melhorar a produtividade e reduzir custos, dentre outros motivos, são razões concretas para as empresas investirem em tecnologia. E os resultados são ainda melhores quando elas contam com parceiros com diferenciais que potencializam suas estratégias.

Baixe agora o estudo “Adoção de Tecnologias Disruptivas” e saiba como as empresas estão inovando ao utilizar a tecnologia em seu favor.

Comentários

Destaques

Últimas Notícias