Receba nossa newsletter
12/12/2018

Engajamento e adoção de tecnologias

Neste último artigo sobre o estudo realizado em parceria entre a consultoria Frost & Sullivan e a Wittel, vamos destacar a importância do engajamento dos colaboradores na adoção de novas tecnologias. As empresas têm o retorno do investimento comprometido pela falta de resultados satisfatórios. Mas qual a razão para isso acontecer? Existem diversas possibilidades:

● Falta de consultoria adequada, desde a apuração das necessidades da empresa em adotar as tecnologias
● Falta de métricas para mensurar os resultados
● Os objetivos a serem atingidos não estão claros
● As estratégias são indefinidas ou falhas

Dentre outras questões. Além de garantir que todos esses pontos sejam resolvidos, o envolvimento dos colaboradores é fundamental para que resultados positivos e duradouros sejam conquistados. Investimentos em treinamentos, definição de fluxos trabalho, instruções formais, dentre outros, podem influenciar a aceitação e adoção dos novos sistemas por parte dos colaboradores.

Engajamento é mais sobre preocupação com resultados

Uma das conclusões do estudo frente ao cenário pesquisado é que as empresas precisam buscar a otimização das aplicações adotadas. Isso está menos ligado à gestão de TI e mais relacionado à expectativa dos resultados esperados. Afinal, para o investimento nas ferramentas se justificar, é preciso que elas tragam as soluções para os problemas que levaram à contratação.

O primeiro ponto a considerar em relação ao engajamento dos colaboradores está em determinar os KPIs que serão medidos. O planejamento vai ser mais eficiente se houver uma estratégia a longo e médio prazo. Tão essencial quanto as métricas é o acompanhamento dos indicadores para analisar se as aplicações estão gerando mudanças efetivas.

De acordo com o estudo da Frost, o ideal é contar com parcerias especializadas para o acompanhamento adequado das implementações. Essa colaboração pode incluir:

● Monitoramento proativo pela equipe especializada do provedor
● Utilização de dados de performance e operações em tempo real
● Visibilidade através de portal de gerenciamento
● Suporte a ações em tempo real
● Parâmetros de sucesso definidos pelo cliente

Soluções e resultados

Como podemos concluir do aprofundado estudo da Frost & Sullivan, adotar tecnologias é importante, mas sem o acompanhamento ideal, isso pode não ser suficiente. Além de desperdiçar recursos, a falta de expertise no gerenciamento gera perda de tempo e compromete as empresas frente à concorrência.

Pensando na necessidade que as companhias têm de obter resultados concretos que a Wittel desenvolveu a exclusiva plataforma WE-Tools. O conjunto de serviços do WE-Tools inclui o monitoramento proativo da infraestrutura para garantir que tudo funcionando corretamente. Por outro lado, a consultoria no uso das ferramentas gera os insights necessários para aprimorar os resultados.

E quando falamos de engajamento, essa inteligência é fundamental. O WE-Tools avalia os níveis de adoção, imersão e resultados ao analisar se e como as aplicações estão sendo utilizadas e como essas ações estão impactando os objetivos estratégicos. Desta forma, as empresas podem adotar as soluções necessárias para o seu negócio e ter a garantia que ela vai trazer o retorno esperado.

Quer saber mais sobre o estudo sobre tecnologias disruptivas? Baixe agora o paper!

Confira também nossos outros artigos sobre os tópicos abordados na pesquisa:

Novos modelos de negócios: nuvem e everything as a service  

Por que as empresas investem em tecnologia?

Adoção de novas tecnologias e expectativa de resultados

 

Comentários

Destaques

Últimas Notícias