Receba nossa newsletter
04/12/2018

Adoção de novas tecnologias e expectativa de resultados

Aumentar a produtividade e reduzir custos são alguns dos motivos que levam as empresas a investirem em tecnologia. No entanto, depois que os tomadores de decisões optam pela adoção de aplicações para melhorar os resultados da empresa, surgem outros desafios. Um dos principais deles está no envolvimento ineficiente dos fornecedores durante e após o processo.

Esta é uma das conclusões do levantamento realizado pela consultoria Frost & Sullivan em parceria com a Wittel. Contratar soluções tecnológicas é garantia de obter os resultados? O estudo analisou o impacto que as novas tecnologias geram nas operações e apontou as melhores saídas para que gerentes e líderes em geral sejam bem-sucedidos na empreitada.

Segundo a pesquisa, outro grande desafio está em medir os resultados gerados pelo uso das ferramentas. Os motivos para isso acontecer têm diversas origens:

  • Problemas de integração de sistemas
  • Falhas na comunicação entre os departamentos envolvidos
  • Falta de qualificação da força de trabalho
  • Processos de compras pouco consultivos
  • Falta de informações de custo-benefício

Ter o envolvimento do fornecedor e mensurar o desempenho com as tecnologias para atingir os resultados são dois pontos essenciais para fazer valer os investimentos em TI. E essas questões estão interligadas, afinal, quando você contrata um serviço para ganhar produtividade e eficiência, não quer perder tempo e recursos por falhas no processo.

Por isso o apoio dos provedores é fundamental para que as expectativas não sejam frustradas e os resultados se concretizem. Não é à toa que as transformações digitais têm guiado às empresas ao customer success, uma cultura de foco no cliente para extrair o máximo que as ferramentas podem oferecer.

Engajamento dos colaboradores

É inevitável que a adoção de novas tecnologias provoque mudanças na rotina das operações, o que torna imprescindível o engajamento dos colaboradores. Mas para saber se e como as ferramentas estão sendo utilizadas, as empresas precisam de conhecimento especializado. Mais uma vez, o apoio da fornecedora do serviço é determinante para garantir o uso ideal das aplicações, gerando insights estratégicos e chegando ao objetivo desejado.

O levantamento da Frost também destaca o risco de as ferramentas não serem devidamente adotadas pelos colaboradores. Se todos esses fatores não forem levados em consideração, seu negócio pode perder oportunidades de inovar e ficar atrás da concorrência.

Para saber mais sobre os desafios das implantações de novas tecnologias para obter resultados, baixe agora o estudo “Adoção de Tecnologias Disruptivas”.  

Comentários

Destaques

Últimas Notícias